O Futebol e o seu potencial de informações!

O Futebol e o seu potencial de informações!

Todos os esportes hoje em dia, são apresentados por seus comentaristas oficiais e “não” oficiais – todos aqueles de bar de esquina – recheados por estatísticas e números, que fundamentam seus comentários. Ou pelo menos, é isso que eles esperam.

São dados dos mais diversos tipos que auxiliam justificar seus argumentos, ideias e devaneios esportivos. Número de gols, faltas cometidas, percentual de posse de bola, total de kms corridos pelos jogadores, média de público por jogo, apenas para citar alguns.

Arrisco em afirmar que o futebol seja o esporte, entre todos praticados pelo ser humano, que mais coleta números e coleciona dados. Pois por ser um esporte coletivo, com 22 jogadores atuando em campo, praticado por homens e mulheres, e o mais difundido em todo o planeta, pois quase a totalidade dos 195 países da terra, praticam o futebol regularmente e contam com seleções oficiais.

Se for reunir todos esses números do futebol em um único computador…talvez ele ainda precise ser inventado ou, se já foi, tem grandes chances de se tornar obsoleto repentinamente. Pois haja processador e nuvem para armazenar esse volume de dado e calcular, por exemplo…a melhor seleção do mundo! Claro que definida pela lógica dos números e não do campo…da bola rolando.

Pois no mundo real não há máquina que explique, por exemplo…a atuação da Islândia nesta atual edição da Eurocopa e diga-se de passagem, dentro e fora do campo. E mais ainda, como um supercomputador pode explicar um gol como esse (link abaixo) do centro avante Suíço Shaqiri contra a esquadra polonesa. Tá certo que mesmo não tendo qualquer lógica computacional, esse gol é repleto da mais pura matemática em plena ação, com seus ângulos, retas e curtas, parábolas e hipérboles.

O gol mais matemático do Eurocopa 2016!

E demonstrando que não apenas o mundo esportivo vive baseado em números, e sim todas atividades concebidas pela humanidade, vale a pena reler o post sobre o James Bond e as estatísticas que estão por trás desse fenômeno cinematográfico. Dados da Vida Real!

O Feijão…o Vilão!

Next Article

O Feijão...o Vilão!

Sem comentários

Cancelar