O PIB do Brasil tá com toda essa bola?

O PIB do Brasil tá com toda essa bola?

Entramos em 2012, com o nosso ministro da Fazenda, Guido Mantega festejando o fato que o Brasil conquistou a 6ª posição no ranking dos maiores PIB’s do mundo, em termos absolutos. Mantega abusou da mídia para alardear que o Brasil utrapassou a Inglaterra, o país berço da Revolução Industrial, e que até 2015, a Terra Brasilis tem grande chances de superar o PIB Francês, e assim se tornar o 5º maior do mundo.

Alto lá! Antes de mais nada cabe dizer que a ascensão econômica brasileira no cenário internacional resulta não apenas dos nossos próprios méritos locais, mas sim de um momento de crise mundial profunda, mas especificamente com o continente europeu completamente estagnado, a caminho da tal chamada década perdida. Diga-se de passagem…que nós conhecemos muito bem!

Cabe ainda acrescentar que serão necessárias algumas décadas até que o povo brasileiro possa alcançar um padrão de vida semelhante aos países desensevolvidos. E estar entre os maiores PIB’s do mundo não significa que nos tornamos uma nação desenvolvida. Podemos afirmar apenas que somos grande em termos absolutos. Mas quando se leva em consideração o nosso PIB per capita, isto é, o valor total de tudo que produzimos no ano, dividido pelo total de nossa população….a  nossa terrinha aqui atinge apenas da 47ª posição. Vou repitir….a 47ª posição! É isso mesmo. E para se ter uma percepção clara da diferença, nós brasileiros geramos um PIB per capita de um pouco mais de U$9.000, em 2011. Já os britâncos, que “perderam” a 6ª posição (em termos absolutos) para nós, geram um PIB per capita de U$ 36.000, quatro vezes maior que o nosso.

Portanto, temos muito a caminhar e a fazer. Mesmo porque, o avanço social depende ainda da melhora de outros indicadores. Por exemplo…no tal IDH, o índide de desenvolvimento humano, o Brasil fica ainda mais para trás. Nós ocupamos apenas a 84ª posição. Não cabe repitir…vocês de certo já entederam!  Sendo assim, para que o algum futuro ministro da fazenda possa afirmar de boca cheia, que o Brasil se tornou efetivamente um pais desenvolvido…muita água (de verdade) vai ter que passar pelo nosso pobre Rio Tietê!  Dados da Vida Real!

Crédito: Charge de Enio para a Gazeta de Alagoas

Sergio Pacheco

Vifredo Pareto e sua curva…mais famosos do que nunca!

Next Article

Vifredo Pareto e sua curva...mais famosos do que nunca!

Em meados do século 19, Vilfredo Pareto nasceu de pais italianos em território francês. Da formação de engenheiro acabou se tornando político e economista nas horas vagas. No exercício desta, elaborou um estudo sobre a distribuição de renda no país da bota. E foi daí, que ele descobriu que a distribuição da renda italiana não se dava de maneira uniforme. Verificou e documentou uma grande concentração da riqueza (80%) nas mãos de uma pequena parcela da população (20%). Nascia aí, a curva do Pareto!

Sem comentários

Cancelar